segunda a sexta-feira 8:00 as 18:00 h
+55 (47) 3319 5475
contato@konkreta.ind.br

Os parâmetros mais importantes para as indústrias de cereais matinais são a alta capacidade e alto grau de uniformidade em relação à forma, tamanho dos poros e expansão.

Densidade, tamanho dos poros e textura estão intimamente relacionados para expansão.

– Ingrediente Funcional:

 

Os emulsificantes proporcionam um maior grau de uniformidade no produto final, controlando a gelatinização e expansão do amido.

Comprimento e diâmetro específicos podem ser controlados por meios de configuração da extrusora, geometria da matriz, formulação e outros parâmetros de processos variáveis da extrusora.

 

O EMUFOOD CM 001 propõe os seguintes benefícios:

 

– Oferece uma aparência mais homogênea da estrutura e reduz a adesividade na boca;

– Oferece baixa densidade e textura macia;

– Melhora a formatação dos pellets;

-Promove uma textura crocante e de alta densidade, além de reduzir o tamanho dos poros, aumentando o tempo de “bowl-life”;

– Coadjuvante de Processo:

 

Atuando como agente de lubrificação do sistema de extrusão, o EMUFOOD CM 001 reduz a pressão e consumo de energia, melhorando a produtividadae da extrusora. Isso acontece porque ele diminui a viscosidade da mistura dos ingredientes  e aumenta o rendimento alterando o processo de gelatinização.

 

A viscosidade dos cereais é reduzida, proporcionando um corte mais uniforme e facas mais limpas no final da extrusora. Por fim, reduz o risco de paradas de produção para desobstrução do sistema de extrusão ou set-up das facas de corte.

 

O EMUFOOD CM 001 também proporciona menor viscosidade, alterando as propriedades elásticas da proteína, aumentando a produtividade e contribuindo para um produto final melhor formatado e menos aderente.

 

Consequentemente, na produção de cereais matinais onde a alta capacidade de produção é o único parâmetro importante, agentes lubrificantes como óleo de soja ou lecitina são suficientes. Ao contrário do óleo de soja e da lecitina, o EMUFOOD CM 001 funciona tanto como ingrediente funcional quanto como coadjuvante de processo.

Como lecitina e o óleo de soja não possuem as propriedades funcionais dos emulsificantes, a adição de emulsificantes é necessária na produção de cereais matinais para se obter maior uniformidade dos pellets, estrutura mais homogênea, maior “bowl-life” e alta capacidade de produção. Mesmo em doses baixas (0,1%), o EMUFOOD CM 001 garantem um alto grau de uniformidade nos produtos finais, bem como o aumento da produtividade da extrusora.

 

O EMUFOOD CM 001 da KONKRETA Ingredientes e Aditivos têm uma dupla função no processamento de alimentos extrudados à base de matérias-primas que contenham amido. Ele é um ingrediente funcional e também coadjuvante de processo.